O que são indicadores (KPI’s) e qual a importância deles na gestão da sua empresa?
- Jéssica Belmiro
- 27 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de out. de 2020

A gestão de uma empresa, mesmo quando pequena, requer muita estratégia, é importante bolar ações para se diferenciar dos concorrentes e agregar valor aos clientes. Mas como saber se as ações estão dando o resultado esperado? Existe um método para isso, vou te mostrar como os indicadores podem transformar a gestão da sua empresa.
O que são indicadores?
A sigla KPI (Key Performance Indicator) que significa Indicador Chave de Desempenho é um método para medir e acompanhar os resultados de uma empresa, de um departamento ou de um processo específico.
Acompanhar os indicadores nos permite determinar o que está funcionando e o que não está. Basicamente, é a melhor maneira de analisar os resultados. Essa análise é feita através de dados.
Qual a importância de medir os resultados?
Se você não pode medir, não pode gerenciar: segundo Peter Drucker, pai da administração moderna. Como saber se a sua empresa está evoluindo? Quais pontos precisam melhorar? Quanto cresceu em comparação ao mesmo período do ano passado?
Você acha que evolui? No mundo dos negócios não cabem achismos, essas perguntas precisam ser respondidas através da apuração de resultados e os indicadores-chave nos ajudam nessa tarefa.
Como estruturar os indicadores?
Agora que você já entendeu o que são indicadores e a importância deles, deve estar se perguntando, como estruturar ou montar os indicadores?
Primeiro, você precisa determinar quais os pontos mais importantes para serem acompanhados na sua empresa, por exemplo: R$ Faturamento do mês, Quantidade de vendas, Ticket médio etc.

Depois de determinar os pontos mais relevantes a serem acompanhados, você precisa verificar onde estão os dados que podem compor cada indicador e determinar uma meta para avaliar se estão dentro ou fora do esperado.
Os dados que compõem os indicadores podem estar espalhados na sua empresa, no sistema ERP, planilhas em Excel, o que torna a tarefa um pouco mais complicada, por isso sugerimos que você teste grátis a ferramenta NEXOS Analytics, ela consolida os dados de forma automática e apresenta em forma de indicadores, gráficos e dashboards para facilitar o seu dia a dia, clique aqui e saiba mais.
É muito importante manter os dados que compõem os indicadores sempre atualizados, pois você precisará analisá-los periodicamente para tomar melhores decisões.
Na prática, como usar os indicadores para gestão da sua empresa?
Defina os principais indicadores para você acompanhar a evolução da sua empresa. Crie um método, uma forma de atualizá-los periodicamente, desta forma você tomara decisões em tempo real.
Recomendamos ter um painel ou dashboard com os principais indicadores da empresa, desta forma você visualiza em um único local, de uma só vez, o que realmente importa. O painel vai te ajudar a enxergar o que precisa ser melhorado e tomar as decisões necessárias para corrigir a rota.
Você precisa determinar com que frequência vai acompanhar os indicadores, não adianta chegar no fim do mês e perceber que não bateu a meta, não é mesmo? Crie uma rotina de análise e acompanhamento, o ciclo PDCA pode te ajudar a fazer isso.
Gostou?
Espero que este conteúdo tenha ajudado, se você gostou e acha que pode ajudar outras pessoas, não deixe de compartilhar 😉.
Deixe sua dúvida ou comentário abaixo, eu vou gostar de saber a sua opinião.
Comments